Para se classificar, Santos precisa quebrar um tabu absurdo contra o Ituano
Depois de um começo conturbado no Campeonato Paulista, a equipe comandada pelo técnico Odair Hellmann começou a engrenar, e ainda possui chances concretas de alcançar a fase de mata-mata do estadual, algo que não acontece desde 2020.
Para alcançar as quartas de final, o Peixe precisa pontuar contra o Ituano, em Itu, e torcer para o rival, São Paulo, tirar pontos do Botafogo-SP, em Ribeirão Preto. O Alvinegro da Vila Belmiro é o terceiro colocado do Grupo A com 14 pontos, mesma pontuação do Botafogo-SP. Entretanto, o rival da chave está na frente por ter uma vitória a mais (quatro contra três), critério de desempate.
Entretanto, uma marca negativa vem perseguindo o Santos nos últimos tempos. O time não consegue render em duelos fora de casa pelo Paulistão, uma vez que nas últimas três temporadas, a equipe venceu apenas uma vez.
Histórico negativo
A última vitória fora de seus domínios no estadual foi contra o Corinthians, em 2022. Na partida, Marcos Leonardo foi o herói santista, marcou dois gols e comandou a virada por 2 a 1, na Neo Química Arena.
Desde que o presidente Andres Rueda assumiu o comando da direção santista, o clube não consegue render fora de seus domínios. Das 17 partidas que jogou pelo Paulistão, venceu apenas uma vez (na partida citada acima), empatou sete e perdeu em nove oportunidades.
E para piorar, o histórico recente fora de casa contra o Ituano não é nada bom. Atuando no Novelli Júnior, perdeu três dos últimos quatro duelos, ainda contando com um empate. Em uma das partidas, a equipe de Itu goleou o Peixe por 5 a 1.
Em busca da classificação para as quartas de final, o Santos e Ituano entram em campo no domingo (5), às 16h.